Dieta mediterrânea na prevenção da doença renal

Prato-Mediterrâneo.jpg

 

A sua alimentação pode afetar as funções dos rins, nomeadamente ao nível da preservação da taxa de filtração glomerular e na prevenção de litíase (formação de areias ou pequenos cálculos no organismo1). A investigação científica tem encontrado associações favoráveis entre a dieta mediterrânea na prevenção da doença cardiovascular, doença de Alzheimer, diabetes, cancro e, inclusive, doença renal.

Um estudo recente veio confirmar o papel protetor da dieta mediterrânica ao nível da função renal. Um grupo de 900 indivíduos foi seguido ao longo de quase 7 anos verificando-se uma redução em 50% do risco de desenvolvimento de doença renal nas situações em que há uma moderada adesão ao padrão da dieta mediterrânica (pontuação > 5).

 

Teste: Faz uma dieta mediterrânica?

Veja se a sua dieta é mediterrânica atribuindo a pontuação de 0 a 5 em cada um dos grupos de alimentos do seguinte quadro2:

Dieta mediterrânea na prevenção da doença renal.png

De acordo com o estudo, se obteve pontuação superior a 5 tem já menos 50% de risco de desenvolver doença renal, mas tente melhorar, pois cada ponto a mais confere menos 17% de risco.

 

 

Ana Catarina Moreira - Professora da área científica de Dietética da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL)

 

 

Bibliografia:

  1. litíase in Dicionário da Língua Portuguesa com acordo ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [ 2015-02-14 16:56:57]. Disponível na Internet em: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/litíase
  2. Panagiotakos DB, Pitsavos C, Arvaniti F, Stefanadis C. (2007). Adherence to the Mediterranean food pattern predicts the prevalence of hypertension, hypercholesterolemia, diabetes and obesity, among healthy adults; the accurancy of the MedDietScore. Prev Med. 2007 Apr; 44(4): 335 – 40. Acedido a 2 de fevereiro de 2015 em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17350085

 

 

Imagem: BRANZINO E ZUCCHINE de Jun Seita sob licença CC BY 2.0