Diabetes é a causa mais comum da doença renal

Acucar-e1417371326263.jpg

 

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia lançou-se mais uma vez no desafio de consciencializar a população para as causas da insuficiência renal, desta vez colocando o foco nas consequências da diabetes 1 e 2. «A diabetes mellitus é considerada a causa mais comum da doença renal, sendo a maior parte das insuficiências renais causadas pela nefropatia diabética, uma doença que consiste na alteração dos vasos sanguíneos dos rins e que conduz à perda de proteína através da urina», afirma Fernanda Carvalho, nefrologista e vice-presidente da SPN, citada pelo Diário Digital.

Explica que a deteção tardia de muitos destes casos de insuficiência na diabetes se deve ao facto de esta evoluir muito lentamente e, muitas vezes, com sintomas praticamente inexistentes.

«Aproximadamente, 30 a 40 por cento das pessoas com diabetes tipo 1 e entre 10 a 20 por cento das pessoas com diabetes tipo 2 acabam por sofrer uma deterioração da função renal. Nós, enquanto associação, pretendemos consciencializar não só os doentes já diagnosticados, que podem ver a função renal agravar-se devido à diabetes, mas também toda a população para a existência de uma relação entre as duas doenças, salientado a importância de controlar os níveis de açúcar no sangue», clarifica.

Segundo o Diário Digital, o número estimado de pessoas com doença renal está perto dos 800 mil. Anualmente, surgem dois mil novos casos, sendo que, em Portugal, existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados) e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: Diabetes 2/4 de Dennis Skley sob licença CC BY-ND 2.0