Tensão arterial e hipertensão

O que é? O que provoca? Como se trata?

A hipertensão arterial (HTA) afeta 36 % dos portugueses entre os 25 e os 74 anos. 

Portugal tem uma das mais elevadas prevalências de HTA na Europa (3 em cada 10 Portugueses), sendo o principal fator de risco de patologia cardiovascular, com relevo para os acidentes vasculares cerebrais (AVC), dos quais os portugueses são líderes na Europa, provocando morbilidade elevada e um impacto grave na família e na sociedade, pelas suas sequelas. 

O rim também é outro dos órgãos afetados. Para além de ser a segunda principal causa de doença renal crónica (DRC), a HTA também é fator de risco e contribui para a progressão da DRC.

Estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo tenham doenças renais de várias causas. Até um em cada dez adultos da população mundial tem DRC, que é invariavelmente irreversível e progressiva. Prevê-se que a doença renal se torne a quinta principal causa de morte prematura em todo o mundo até 2040.

Em Portugal, a incidência de doentes a iniciar terapêutica substitutiva da função renal continua muito elevada. Continuamos no topo da Europa e do mundo. 

É urgente a implementação de estratégias de prevenção, nomeadamente, a adoção de estilos de vida saudáveis e o rigoroso controlo da pressão arterial. Adicionalmente, o diagnóstico e o tratamento precoce da HTA são fundamentais.  

 

Saiba mais sobre a hipertensão

Neste folheto informativo, da autoria da Dra. Patrícia Valério, médica nefrologista, pode encontrar informação sobre:

  • O que é a tensão arterial?

  • Os valores normais de tensão arterial.

  • O que é a hipertensão?

  • Fatores que aumentam o risco de desenvolver hipertensão.

  • Sintomas da hipertensão.

  • Tratamento da hipertensão.

Pela sua saúde, adote um estilo de vida saudável e faça uma alimentação consciente.

A informação e sugestões apresentadas não dispensam a consulta do seu médico.

 
 

Pelo Rim