Dia Mundial do Rim 2020

Dia Mundial do Rim 2020

“Saúde Renal para Todos em Qualquer Lugar”


O Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data é celebrada a 12 de março.

O Dia Mundial do Rim foi criado pela Organização Mundial da Saúde, em 2006, e tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, alertar a população mundial para a importância dos rins na saúde das pessoas e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados às doenças renais.

À semelhança do ano passado, o tema da campanha deste ano assenta na prevenção das doenças renais e suas complicações.

Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo o mundo tenham doenças renais de várias causas. Até um em cada dez adultos em todo o mundo tem doença renal crónica, que é invariavelmente irreversível e progressiva. Prevê-se que a doença renal se torne a quinta principal causa de morte prematura em todo o mundo até 2040.

Em Portugal, os números de doentes renais continuam a aumentar e somos, a nível mundial, dos países com maior incidência e prevalência de doentes sob tratamento substitutivo da função renal. Existem cerca de 800 mil pessoas com doença renal crónica cujas causas principais estão na diabetes e na hipertensão arterial. Existem ainda cerca de 16 mil doentes em tratamento de substituição da função renal e dois mil em lista de espera para um transplante renal.

Em 2020, o Dia Mundial do Rim continua a sensibilizar toda a população para o crescente número de doenças renais em todo o mundo e a lutar pela saúde renal para todos, insistindo em campanhas de prevenção. Também pede aos decisores políticos que defendam medidas concretas em todos os países no sentido da promoção da prevenção das doenças renais.

 

Dados em Portugal

Os dados relativos de janeiro a setembro de 2019 foram apresentados no Relatório da Doação e Transplantação de Órgãos – Atividade Nacional pela Coordenação Nacional da Transplantação. Deste relatório importa destacar o aumento dos órgãos colhidos, dos transplantados e da taxa de utilização, dos transplantes hepáticos e renais e do número de dadores vivos.

Tipologia dos dadores

Dadores falecidos


Causas de morte dos dadores

Dadores falecidos por região


Órgãos colhidos *

Taxa de utilização dos órgãos *

* inclui órgãos provenientes apenas de dador falecido

Taxa de utilização: 80% (75% em 2018)

* inclui órgãos provenientes apenas de dador falecido

A idade média dos dadores é de 55,9 anos (em 2018 foi de 57,3).


Transplantação de órgãos **

** inclui órgãos provenientes de dador falecido, vivo e sequencial

Dador vivo rim: 55 (39 em 2018)

Dador vivo fígado: 1 (1 em 2018)

Dador sequencial: 3 (9 em 2018)

Transplantação nacional


No próximo dia 12, voltamos a colocar a Doença Renal na agenda pública na esperança de que mais e mais pessoas estejam atentas a esta doença crónica que limita a vida de tantas pessoas e que, muitas vezes, surge sem aviso prévio. O caminho para a prevenção e para a luta por melhores condições de saúde renal está a ser traçado, mas é preciso que cada um de nós dê a mão à causa, espalhe a palavra e cuide dos que lhe estão próximos. Todos pelo rim neste Dia Mundial do Rim!

Para saber mais sobre a campanha e esta data especial, consulte o site do World Kidney Day.

Pelo Rim

 

Bibliografia:

  1. Coordenação Nacional da Transplantação. 2019. Doação e transplantação de órgãos – atividade nacional – janeiro a setembro 2019.

  2. World Kidney Day. 2020. 2020 Campaign.