Dia de São Martinho

Estátua-de-S.-Martinho.jpg

 

O Dia de São Martinho é festejado todos os anos a 11 de novembro, sendo uma das comemorações que marcam o outono.

 

Quem foi São Martinho?

Martinho de Tours, ou como é conhecido São Martinho, nasceu no ano de 316, na antiga cidade de Savaria na Panónia, uma antiga província na fronteira do Império Romano, atual Hungria. Cresceu na região de Pavia, em Itália, no seio de uma família pagã. Filho de um comandante romano, foi criado para seguir a carreira militar, tendo sido convocado para o exército romano quando tinha apenas 15 anos, e viajou por todo o Império Romano do Ocidente em serviço militar.

Apesar de ter recebido uma educação pagã, Martinho descobriu o Cristianismo quando era adolescente. Só mais tarde, em 356, depois de ter abandonado o exército, é que foi batizado e tornou-se discípulo de Santo Hilário, tendo sido ordenado diácono e presbítero, regressando a Panónia, onde converteu também a mãe. Mudou-se para Milão, de onde foi expulso juntamente com o seu mestre, Santo Hilário. Depois de um tempo isolado, acabou por fundar o mais antigo mosteiro conhecido na Europa, na região de Ligugé.

São Martinho atraía multidões, tendo ficado conhecido pelos seus milagres. Em 371 foi ordenado bispo de Tours e fundou o mosteiro na margem do rio Loire, onde vivia em reclusão. Foi um pregador incansável e o fundador das primeiras igrejas rurais na região da Gália, onde atendia tanto ricos como pobres. Morreu a oito de novembro de 397, com 81 anos de idade, em Candes, tendo sido sepultado a 11 de novembro em Tours, local de intensa peregrinação desde o século V.

É na data do seu enterro, três dias depois de ter falecido, que se celebra o dia que lhe é dedicado. Acredita-se que, na véspera e no dia das comemorações, o tempo melhora e o sol aparece. O acontecimento é conhecido pelo “verão de São Martinho” e está associado à conhecida lenda de São Martinho.

 

A lenda de São Martinho

A lenda de São Martinho conta que, quando Martinho era um soldado romano, num dia frio e chuvoso de inverno, seguia montado a cavalo a caminho da sua terra natal quando encontrou um mendigo. Vendo o mendigo a tremer de frio e sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e cortou o manto ao meio, cobrindo-o com uma das partes. Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. Sem nada que o protegesse do frio, Martinho continuou viagem. Segundo a lenda, nesse momento, as nuvens desapareceram e o sol surgiu. O bom tempo prolongou-se por três dias. Acredita-se que este acontecimento tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com os mendigos.

Na noite seguinte, Cristo apareceu a Martinho num sonho. Usando o manto do mendigo, voltou-se para a multidão de anjos que o acompanhavam e disse em voz alta: “Martinho, ainda catecúmeno (que não foi batizado), cobriu-me com esta veste”.

 

A tradição do Dia de São Martinho

Esta data é comemorada um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país.

Em Portugal é tradição fazer-se um magusto e beber-se água-pé. Esta é também uma altura em que se assam castanhas e se bebe o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Como diz o ditado popular “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

A realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. Noutros países, como na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões. Em Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular “cada porco tem o seu São Martinho”. Também no Reino Unido existe a expressão “verão de São Martinho” que, apesar de atualmente ser raramente usada, está também ligada com à crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem esta data.

Regra geral, na véspera e no dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o verão de São Martinho.

O Pelo Rim celebra também o dia de São Martinho destacando um alimento tão típico deste dia - as castanhas. A dietista Célia Lopes aborda a história da castanha na nossa alimentação e o seu valor nutricional no artigo A tradição do magusto ainda é o que era.

 

 

Saboreie, celebre e partilhe a história do Dia de São Martinho.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: More details Monument to Saint Martin of Tours in Odolanów, Poland de Mzopw sob licença CC BY-SA 3.0

NotíciasPelo Rimdia europeu