Dia Mundial do Rim 2016

Imagem-WKD-c-Pelo-Rim-1500x.jpg

 

Doença renal e as crianças. Agir cedo para prevenir.

O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira de março e, este ano, é comemorado no dia 10 de março, sob os lemas “Doença renal e as crianças” e “Agir cedo para prevenir”.

A doença renal crónica em crianças é relativamente rara. Porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras para as crianças acometidas e o tratamento é difícil, trabalhoso e caro. Particularmente em crianças, a doença renal crónica está associada a consequências graves para o crescimento, o seu desenvolvimento e representa uma redução significativa na esperança de vida ao nascer.

O diagnóstico precoce da doença renal crónica é um objetivo mundial como estratégia de prevenção secundária dessa condição, tendo como finalidade o diagnóstico e o tratamento precoces de crianças com doença renal crónica. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. Esta medida permite a redução das consequências da doença renal crónica nas crianças, adolescentes e mesmo em adultos.

O Dia Mundial do Rim em 2016 centra-se na doença renal na infância e nos antecedentes da doença renal do adulto, que podem começar na infância. A doença renal crónica na infância é diferente dos adultos, sendo as anomalias congénitas e as doenças hereditárias os diagnósticos mais frequentes, enquanto as glomerulopatias e a doença renal por diabetes menos frequentes em crianças. Por outro lado, muitas crianças com lesão renal aguda acabam por desenvolver sequelas que podem levar à hipertensão e doença renal crónica na infância ou mais tarde na vida adulta.

Na medida em que existem disparidades no acesso aos cuidados de saúde, é necessário um esforço de modo a que as crianças com doença renal possam ser tratadas de forma eficaz, independentemente da sua condição económica e do país onde vivem.

O Dia Mundial do Rim apela à divulgação desta mensagem, incentiva à prevenção e pretende atrair a atenção dos governos, dos decisores políticos, dos cuidadores e do público em geral para as necessidades e possibilidades que rodeiam a doença renal na infância. O objetivo é incentivar e facilitar a educação, a deteção precoce e um estilo de vida saudável nas crianças e seus pais para combater o aumento de doenças evitáveis nos rins. A campanha também pretende alertar para a importância do tratamento de crianças com problemas renais.

No Dia Mundial do Rim todas as atenções se focam nesta problemática relembrando a importância da consciencialização, incentivando e educando para a prevenção e combate a esta doença, que se constitui como um grave problema de saúde pública.

 

Significado do logótipo

O logótipo associado ao evento é composto por dois rins e três barras coloridas, com vários simbolismos. A cor vermelha representa o sangue, a azul o excesso de líquidos e o amarelo representa a urina que os nossos rins filtram, limpam e eliminam.

 

Fundadores

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e da Federação Internacional de Fundações Renais (IFKF), ambas sociedades sem fins lucrativos que se dedicam ao desenvolvimento do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças renais.

 

Missão

Sensibilizar e promover a consciencialização acerca das funções e importância dos rins para a nossa saúde em geral, com o objetivo de reduzir a incidência e o impacto da doença renal e os seus problemas de saúde associados.

 

Objetivos

Contribuir para a prevenção e para o diagnóstico precoce. Quando detetada precocemente, a doença renal pode ser tratada, reduzindo outras complicações, encargos e incapacidades causadas pela doença renal crónica e cardiovascular em todo o mundo. Outros objetivos deste dia consistem em:

  • sensibilizar para a importância de cuidar dos nossos rins;
  • realçar que a diabetes e a hipertensão são fatores de risco importantes da doença renal crónica;
  • incentivar o rastreio sistemático da doença renal crónica em todos os pacientes com diabetes e hipertensão;
  • incentivar a adoção de comportamentos preventivos;
  • instruir os profissionais de saúde relativamente ao papel fundamental que desempenham na deteção e redução do risco de doença renal crónica, particularmente em populações de alto risco;
  • enfatizar o papel das autoridades de saúde locais e nacionais no controlo da doença. As autoridades de saúde terão que lidar com custos elevados e crescentes, se não forem tomadas medidas para travar o número crescente de pessoas com doença renal crónica. No Dia Mundial do Rim, todos os governos são incentivados a tomar medidas e investir em rastreios;
  • incentivar o transplante como a opção com melhor resultado para a doença renal e o ato da doação de órgãos como uma iniciativa que pode salvar vidas.

 

História

O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006 e, desde então, tem ganho uma importância crescente. A cada ano é escolhido um tema particular a abordar:

  • 2015 – Saúde Renal para Todos
  • 2014 – A Doença Renal Crónica e o Envelhecimento
  • 2013 – Rins para a Vida – Pare a Lesão Renal Aguda!
  • 2012 – Doar – Rins para a Vida – Receber
  • 2011 – Proteja os seus Rins: Salve o seu Coração
  • 2010 – Proteja os seus Rins: Controle a Diabetes
  • 2009 – Proteja os seus Rins: Controle a Tensão Arterial
  • 2008 – Os Seus Rins Incríveis
  • 2007 – Doença Renal Crónica: Comum, Nociva e Tratável
  • 2006 – Os seus Rins estão OK?

 

Pelo Rim e o Dia Mundial do Rim

Este ano, o Pelo Rim junta-se a esta data tão importante e lança mais uma campanha no facebook. A partir de sábado, dia 5 de março, esteja atento às redes sociais.

 

 

Pelo Rim

 

 

Veja também: