Dia de Reis

Reis-Magos.jpg

 

Também conhecido como Festa da Epifania, o dia de Reis é celebrado anualmente a 6 de janeiro.  

 

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia segundo a qual três reis magos do oriente visitaram o menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

A bíblia não faz referência a "reis", mas a magos e também não diz quem eram, mas o tempo encarregou-se de atribuir esta missão a Belchior, Gaspar e Baltazar, que nalgumas culturas têm a mesma representatividade que o "pai Natal", sendo as renas substituídas pelos camelos, nos quais os tais magos iriam montados.

A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.

Até recentemente, em Portugal, o bolo rei tinha dentro dele uma fava e um pequeno brinde, de metal, mas a hipótese de poder ser inadvertidamente engolido acabou com a tradição. Em 1910, aquando da implantação da República, o bolo-rei chamou-se durante algum tempo "bolo de Natal". Em 1911 houve mesmo uma proposta parlamentar, rejeitada, para alterar o nome para "bolo república".

É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao dia de Reis.

No dia seguinte a esta data, começam a retirar-se os enfeites de Natal pondo, assim, fim às festividades de Natal e Ano Novo.

 

Dia de Reis em Espanha

Na tradição espanhola, o dia de Reis é celebrado por grande parte da população. É neste dia que as crianças recebem as prendas de Natal, pois, de acordo com a tradição cristã, são os reis magos que trazem as prendas para as crianças.

Em alguns locais de Espanha deixam-se sapatos na janela durante a noite com erva para alimentar os camelos dos reis, um gesto premiado com doces no amanhecer do dia de Reis.

Uma das tradicionais celebrações do dia de Reis em Espanha é a Cavalgada dos Reis Magos, que simboliza o caminho dos reis magos depois do nascimento de Jesus.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: three sweet kings de Jon Bowen sob licença CC BY-NC-ND 2.0