Acerca do Dia Mundial do Rim

DMR-2015_h.jpg

 

"Saúde renal para todos"

 

O Dia Mundial do Rim celebra-se na segunda quinta-feira de março e, este ano, é comemorado no dia 12 de março, sob o lema “Saúde renal para todos”. Não somos todos iguais no que diz respeito à doença renal e ao acesso ao tratamento. Este ano, o Dia Mundial do Rim, apela à divulgação desta mensagem, incentiva à prevenção e pretende atrair a atenção dos governos, dos decisores políticos e do público em geral.

No Dia Mundial do Rim todas as atenções se focam nesta problemática relembrando a importância da consciencialização, incentivando e educando para a prevenção e combate a esta doença, que se constitui como um grave problema de saúde pública.

Dia Mundial do Rim
Dia Mundial do Rim

Significado do logotipo

O logótipo associado ao evento é composto por dois rins e três barras coloridas, com vários simbolismos. A cor vermelha representa o sangue, a azul o excesso de líquidos e o amarelo representa a urina que os nossos rins filtram, limpam e eliminam.

Dia Mundial do Rim
Dia Mundial do Rim
Dia Mundial do Rim
Dia Mundial do Rim

Fundadores

O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e da Federação Internacional de Fundações Renais (IFKF), ambas sociedades sem fins lucrativos que se dedicam ao desenvolvimento do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças renais.

 

Missão

Sensibilizar e promover a consciencialização acerca das funções e importância dos rins para a nossa saúde em geral, com o objetivo de reduzir a incidência e o impacto da doença renal e os seus problemas de saúde associados.

 

Objetivos

Contribuir para a prevenção e para o diagnóstico precoce. Quando detetada precocemente, a doença renal pode ser tratada, reduzindo outras complicações, encargos e incapacidades causadas pela doença renal crónica e cardiovascular em todo o mundo.

Principais objetivos deste dia:

  • sensibilizar para a importância de cuidar dos nossos rins;
  • realçar que a diabetes e a hipertensão são fatores de risco importantes da doença renal crónica;
  • incentivar o rastreio sistemático da doença renal crónica em todos os pacientes com diabetes e hipertensão;
  • incentivar a adoção de comportamentos preventivos;
  • instruir os profissionais de saúde relativamente ao papel fundamental que desempenham na deteção e redução do risco de doença renal crónica, particularmente em populações de alto risco;
  • enfatizar o papel das autoridades de saúde locais e nacionais no controlo da doença. As autoridades de saúde terão que lidar com custos elevados e crescentes, se não forem tomadas medidas para travar o número crescente de pessoas com doença renal crónica. No Dia Mundial do Rim, todos os governos são incentivados a tomar medidas e investir em rastreios;
  • incentivar o transplante como a opção com melhor resultado para a doença renal e o ato da doação de órgãos como uma iniciativa que pode salvar vidas.

 

História

O Dia Mundial do Rim foi lançado em 2006 e, desde então, tem ganho uma importância crescente. A cada ano é escolhido um tema particular a abordar:

2015 – Saúde Renal para Todos

2014 – A Doença Renal Crónica e o Envelhecimento

2013 – Rins para a Vida – Pare a Lesão Renal Aguda!

2012 – Doar – Rins para a Vida – Receber

2011 – Proteja os seus Rins: Salve o seu Coração

2010 – Proteja os seus Rins: Controle a Diabetes

2009 – Proteja os seus Rins: Controle a Tensão Arterial

2008 – Os Seus Rins Incríveis

2007 – Doença Renal Crónica: Comum, Nociva e Tratável

2006 – Os seus Rins estão OK?

Para mais informações: http://www.worldkidneyday.org/

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagens: Materiais de Campanha do Dia Mundial do Rim da World Kidney Day