Pelo Rim

View Original

Atleta português vence os 5000m marcha no Europeu para Transplantados e Dialisados

Conquista do 1º lugar nos 5000 metros marcha no Europeu para Transplantados e Dialisados

 

As pessoas com doença renal podem sofrer de uma variedade de sintomas e problemas de saúde que podem provocar ansiedade, depressão e diminuição da capacidade de desfrutar dos prazeres da vida quotidiana.

Estudos científicos têm demonstrado que ser fisicamente ativo pode ter um efeito benéfico para muitos dos problemas de saúde associados à doença renal. Destacam-se três benefícios: o exercício ajuda a proteger o coração, o exercício mantém os músculos fortes e o exercício ajuda os doentes a viver com melhor qualidade.

Ricardo Cunha conhece bem os efeitos da sua doença e os benefícios do exercício físico. O desporto faz parte da vida de Ricardo e tem-no ajudado em muito a enfrentar as adversidades geradas pela sua doença. 

O atleta de 38 anos é doente renal crónico desde 2001, por nefrite, em tratamento com diálise peritoneal desde 2017, em lista de espera para realização de transplante renal no Hospital de Santo António, no Porto, sendo uma referência a nível mundial e um exemplo de superação.

Integrado na seleção nacional, competiu no Europeu para Transplantados e Dialisados, que decorreu entre os dias 17 e 24 de junho de 2018, em Cagliari, na Itália, tendo conquistado o primeiro lugar nos 5000 metros na disciplina de marcha, dois segundos lugares nas disciplinas de maratona e ténis de mesa pares e, ainda, um terceiro lugar em ténis de mesa individual. 


Conquista do 2º lugar ténis de mesa pares e maratona no Europeu para Transplantados e Dialisados

Conquista do 3º lugar ténis de mesa individual no Europeu para Transplantados e Dialisados

Ricardo Cunha, residente em Escariz São Martinho, recebeu um voto de louvor pela Câmara de Vila Verde. A 18 de julho de 2018 foi também aclamado na Assembleia da República com um voto de louvor aprovado por unanimidade. Esta foi a primeira vez que um vila-verdense foi alvo de um voto de louvor no Parlamento.

Na leitura do voto por parte do deputado António Carlos Monteiro foi referido que: “Apesar das enormes contrariedades que a vida lhe colocou no caminho, o atleta Ricardo Cunha (...) é diariamente um exemplo de luta, integridade, coragem e superação individual.” Diz ainda que o voto de louvor “é da mais elementar justiça reconhecer o trabalho de um atleta multimedalhado, com excelentes resultados em provas nacionais e internacionais. A sua atuação constitui um excelente exemplo para os nossos jovens, tendo um impacto relevante no seu desenvolvimento desportivo, incrementando o conceito de superação da prática desportiva. Ricardo Cunha encarna o espírito de aquisição e enriquecimento constante de qualidade de vida, mesmo em débeis condições de saúde, que consiste em não perder a esperança e renovar continuamente este espírito de luta contra todas as adversidades, sempre com um sorriso de alento estampado no rosto.”

 

Homenagem a Ricardo Cunha na Assembleia da República


O atleta foi depois aclamado com aplausos por todos os deputados presentes na Assembleia da República. No plenário, estiveram também presentes o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, e o presidente da junta de Escariz, bem como os familiares do atleta.

 

No Pelo Rim pode conhecer melhor a história de Ricardo Cunha.


Pelo Rim