Pelo Rim

View Original

Dia Mundial do Rim 2017

Em 2017 o Dia Mundial do Rim promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e a sua associação com a doença renal.

 

Este ano, o Dia Mundial do Rim promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e a sua associação com a doença renal, defendendo um estilo de vida saudável e medidas de política de saúde que tornam comportamentos preventivos uma opção acessível.

 

Doença renal e obesidade

A obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode prejudicar a saúde. Em 2014, em todo o mundo, mais de 600 milhões de adultos eram obesos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou a obesidade como a epidemia global do século XXI, dada a sua elevada prevalência nos países desenvolvidos.

Trata-se de uma doença crónica que atinge homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença renal, uma vez que potencia as principais causas da doença renal crónica, como a diabetes e a hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento da lesão renal.

Os rins dos indivíduos com obesidade têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver doença renal crónica a longo prazo.

 

Está em risco?

  1. Está acima do peso ideal?
  2. É hipertenso?
  3. Tem diabetes?
  4. Há história familiar de doença renal crónica?
  5. Fuma?
  6. Tem mais de 50 anos?
  7. Tem doença cardiovascular?

Se respondeu SIM a, pelo menos, uma questão, consulte o seu médico!

 

Estilo de vida saudável para rins saudáveis

A boa notícia é que a obesidade, bem como a doença renal crónica, em grande parte, podem ser prevenidas. A educação e a consciencialização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, podem ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.

 

SIGA AS 8 REGRAS DE OURO

  1. Um bom início para a prevenção da doença renal crónica
  2. Pratique exercício físico regular
  3. Controle os níveis de glicose no sangue
  4. Vigie a sua tensão arterial
  5. Faça uma alimentação saudável e controle o peso
  6. Beba líquidos
  7. Não fume. Evite bebidas alcoólicas
  8. Não tome medicamentos sem conselho médico
  9. Consulte o médico regularmente para acompanhar a saúde dos seus rins

 

Alguns dados importantes a reter

  • A doença renal crónica afeta 10% da população mundial.
  • Em 2010, em todo o mundo, existiam 2,6 milhões de pessoas com insuficiência renal crónica terminal em diálise. É expectável que este número atinja o dobro para 5,4 milhões em 2030.
  • 600 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela obesidade, das quais 220 milhões são crianças em idade escolar.
  • As pessoas afetadas pela obesidade têm um risco aumentado em 83% de desenvolver doença renal crónica, em comparação com as que têm um peso saudável.
  • A obesidade constitui-se como um fator de risco importante para o desenvolvimento de precursores importantes da doença renal crónica e da insuficiência renal crónica terminal, como a diabetes, a hipertensão e os cálculos renais.
  • As estratégias para reduzir o excesso de peso e prevenir o desenvolvimento da diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, contribuem para a redução do risco da doença renal.

 

 

Cuide dos seus rins. Cuide de si. Previna a obesidade. Previna a doença renal.

 

 

Pelo Rim

 

 

Bibliografia:

 

 

Veja também: